sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Santa Ceia e os signos

Santa Ceia é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia.

O trabalho se encontra no convento de Santa Maria delle Grazie em Milão que o Duque mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, mas a interpretação de Leonardo deu um maior realismo e profundidade ao lugar.
Leonardo da Vinci passou três anos dando atenção integral a esta pintura o que era fato raro para um pintor versátil.
Podemos perceber que Da Vinci associou os apostólos aos signos do zodiáco. Como vemos abaixo:
Simão = Áries

Simão tem o perfil bem destacado, simbolizando a cabeça ou o espírito de iniciativa, e a mão se destaca também, numa atitude impulsiva e enérgica causada pela ação, mostrando ser ele sempre pronto a pegar a espada e brigar pelos seus princípios.

Judas Tadeu = Touro

Judas Tadeu tem um semblante sereno enquanto escuta Simão (Áries) e vai digerindo lentamente suas impressões, suas mãos na postura de quem recebe algo, caracterizam a possessividade de Touro.
Mateus = Gêmeos

Mateus corresponde à Gêmeos signo duplo que rege a interação com as pessoas e a habilidade de colher informações. Mateus tem as mãos dispostas para um lado e o rosto para o outro, revelando o hábito geminiano de falar e ouvir à todos ao mesmo tempo. Mateus era escriba e historiador da vida de Jesus.
Felipe = Câncer

Felipe está com as mãos sobre o peito, numa atitude tipicamente canceriana. É a representação própria do signo de Câncer, sentimental, maternal, acolhedor e sempre pronto a abrir seu peito para acolher a todos. Filipe está inclinado, retratado como se estivesse se oferecendo para realizar alguma tarefa.
Tiago Menor = Leão

Tiago Menor de braços abertos revela nesse gesto largo o poder de irradiar amor. Ele se impõe nesse gesto confiante, centralizando atenções. Leão é um líder natural, intuitivo e dominador.
Tomé = Virgem
Tomé tem o dedo em riste e contesta diante de Cristo. Ele é aquele que indica o erro e mostra a preocupação com os mínimos detalhes. Virgem é analítico, exigente e muitas vezes cético. Tudo passa pela análise e pela razão, expressando o lado crítico e inquisitivo de Virgem.
João = Libra

João aparece inclinado, disposto a ouvir a todos, é manso, ponderado e procura conciliar os pareceres opostos.
Judas Escariotes = Escorpião
Judas aparece mais obscuro, mais rebelde, quase que se afastando em atitude de defesa. Era o guarda-costas de Jesus e também o responsável pelo dinheiro, por isso segura um saco de moedas.
Pedro = Sagitário
Sagitário é o político, que confabula e escolhe candidatos, organiza as sociedades tanto fisicamente quanto filosoficamente, faz as leis, e apresenta conceitos religiosos. Sua natureza é de compreender o ser humano e se identificar com a sua cultura. Seu dedo aponta para Jesus – a meta de Sagitário é espiritual. Ele se coloca entre João e Judas.
André = Capricórnio
O signo mais responsável do zodíaco, que com seu gesto restritivo, impõe limites. Seu rosto magro e ossos salientes revelam o biotipo capricorniano. Seus cabelos e barbas brancas e seu semblante sério mostram a relação de Capricórnio com o tempo e a sabedoria. Capricórnio tem a capacidade de administrar e concretizar as coisas de forma durável e estável.
Tiago Maior = Aquário
Tiago Maior estende o braço sobre André e sobre Pedro num sinal de amizade. É um gesto típico do aquariano, sempre pronto a atos de fraternidade, sem preconceitos ou limitações. Ele visualiza o conjunto, percebendo ali o trabalho em grupo liderado por Jesus.
Bartolomeu = Peixes
 Bartolomeu parece absorvido pelo que acontece à mesa e, com as mãos apoiadas, quase debruçado, revela devoção envolvido pelo clima desse encontro. Ele escuta e procura ouvir a todos, não procura criticar, somente compreender com uma enorme compaixão. Ele não indica, não aponta, não discrimina. Mostra a sensibilidade psíquica e a abnegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário